Resumo da série
O desenho é baseado no famoso time de super-heróis adolescentes da DC Comics, os Novos Titãs (Teen Titans, no original), com destaque para as histórias publicadas nos anos 80 por Marv Wolfman e George Perez.
Embora a trama gire em torno dos personagens principais Robin, Estelar, Mutano, Cyborg e Ravena, vários outros titãs - como Terra e Aqualad - já tiveram participações especiais em determinados episódios.
O traço da série é fortemente influenciado pela estética dos animês japoneses, sendo considerado um Pseudo-anime (Murikanime, no original). Apesar disso, seus episódios tendem a serem fiéis as graphic novels originais. Um outro fato que aproxima a série ainda mais da categoria de animê é a abertura de mesmo nome da série, feita pela banda japonesa Puffy AmiYumi. A segunda temporada, inclusive, foi uma adaptação da história O Contrato de Judas, um dos mais célebres arcos de histórias do grupo.
Nem sempre os episódios tem uma ligação com a trama central, cada temporada da série se destacou pelo foco numa única grande trama, permitindo assim, um maior desenvolvimento dos personagens.
A primeira temporada introduz Slade (no Brasil mais conhecido por Exterminador), vilão que se tornaria o grande arqui-rival de Robin e dos Titãs. A segunda adapta a história O Contrato de Judas, introduzindo a personagem Terra, que entra para a equipe apenas para trair seus companheiros a favor de Slade, exatamente como nos quadrinhos e depois virar pedra. A terceira temporada trata, entre outros temas, do Irmão Sangue, arqui-inimigo de Cyborg, e termina com a criação dos Titãs da Costa Leste. A quarta, por sua vez, se foca em Trigon (também conhecido como Scathe), a encarnação do mal e pai da Ravena. A quinta e última temporada se foca na Irmandade Negra, inimigos mortais da Patrulha do Destino, antiga equipe do Mutano.